quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alunos do Ginásio obtiveram bons resultados no JERNS 2011


Em mais uma boa participação nos JERNS, os alunos da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, obtiveram excelentes resultados na modalidade de Futsal Mirim, Infantil, e Juvenil. No Futsal Mirim os atletas: NATAN(capitão), FRANCINILDO(goleiro), JOÃO VICTOR(goleiro), LEONARDO, EWERTON, JOÃO VICTOR, ARTHUR, JOSÉ MATHEUS E JOCÉLIO, terminaram a competição na 4ª colocação. No Futsal Infantil os atletas: F. JÚNIOR, Jr. SOUZA, MATEUS, LUCAS, RODRIGO, IGOR, LUAN, ARTHU, DUDU e JÚNIOR, terminaram a competição na 5ª colocação. Já no Futsal Juvenil a equipe foi CAMPEÃ de forma invicta com a seguinte campanha:
E.M.M.W.G  11  X   1   E.E.M. CORREIA
E.M.M.W.G  15  X   3   E.E.A.B
E.M.M.W.G  W   X   O   E.E.P.E.K
E.M.M.W.G  12  X   2   CEIS
E.M.M.W.G   5   X   1   E.M.M. LOURDES
E.M.M.W.G   4   X   3   E.EC.C.A.M
E.M.M.W.G   3   X  1    CUCA
A equipe tinha os seguintes jogadores: YAGO(goleiro), LEONARDO(goleiro), CELSO BRENO, CRISLAN, FRANCISCO RAVEL, GLÊDSON, RAMON, JACKSON, FRANCINILDO, CLEBERSON, YURI e JOSENILSON. As equipes teve como treinador o professor de Educação Física Valdenir Cavalcante Gomes (Denir). Pararabéns a todos pelas conguistas.
Alunos  Comemorando na Escola






domingo, 28 de agosto de 2011

AULA DE CAMPO DAS TURMAS CONCLUINTES


Os alunos das turmas concluintes (9º anos A e B) participaram no dia 11/08/2011 de uma aula de campo na cidade de Caicó. A viagem teve por objetivo conhecer um pouco do município, nos aspectos referentes à sua história, geografia e ecologia, tendo o seguinte roteiro:
•     Visita ao Mosteiro (com realização de entrevista junto aos administradores e entrega de doação);
•      Visita a Piscicultura;
•      L anche coletivo no novo Mercado Público de Caicó;
•      Passeio no Largo de Santana.


Os alunos foram acompanhados pelos professores das disciplinas de Inglês, Artes, Religião, Matemática, Língua Portuguesa e pela equipe pedagógica. 




















sexta-feira, 12 de agosto de 2011

E.M.M.W.G PROMOVENDO INCLUSÃO DIGITAL



Em atendimento aos objetivos da XI Semana dos Direitos Humanos e da Cidadania, cujo tema é Inclusão Digital: um importante avanço na educação de Jardim de Piranhas/RN, nossa escola traz como proposta de atividades, aulas utilizando recursos digitais dos quais a escola já dispõe e frequentemente tem feito uso. Veja imagens das atividades desenvolvidas durante a semana em algumas disciplinas curriculares:  

Língua Inglesa (turno matutino) – trabalhou textos com tema internet e a partir disso foi proposta a criação de um blog para a turma concluinte (9º ano A), com objetivo de postar matérias de nossa escola e trabalhos realizados pela turma.











Ciências (turno matutino) – propôs o ensino de procedimentos para elaboração de slides, utilizando pesquisas na internet sobre o tema protozoários.












Ensino Religioso(turno matutino) -  desenvolveu hoje os seguintes temas: direitos e valores humanos e a inclusão digital.







Língua Portuguesa(turno matutino) -  desenvolveu os seguintes conteúdos curriculares: verbos regulares e irregulares, uso dos Porquês, aspectos ortográficos de algumas palavras e a origem de algumas expressões utilizadas no cotidiano. 






domingo, 7 de agosto de 2011

CIÊNCIAS: AULA DE CAMPO

ELEMENTOS QUÍMICOS: A QUÍMICA DOS FOGOS DE ARTIFÍCIOS

A turma do 9º Ano C do turno vespertino da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, iniciou o 2º bimestre com duas propostas de trabalhos no componente curricular de Ciências. Uma dessas propostsa de trabalho apresentada pelo professor João Filho está relacionada as fogos de artifícios. Aproveitando os festejos juninos e o conteúdo "Elementos Químicos", foi sugerido o tema "A Química Dos fogos de artifícios".

Inicialmente a turma foi levada a uma aula passeio, onde visitaram alguns pontos de vendas de fogos de artifícios da cidade. O objetivo desse passeio, foi despertar na turma o interesse pelo tema. Durante a visita, alguns alunos ficaram admirados com a variedade de fogos encontrados nestes pontos de vendas, inclusive em um deles, a vendedora informou que estava vendendo mais de 50 variedades de fogos de artifícios. Também, aproveitaram para ver algumas informações nas embalagens e constataram quais elementos químicos estavam presentes na composição dos fogos. 

Veja as fotos da aula passeio:

Variedades de fogos de artifícios chama a atenção do grupo



Embalagens mostram a composição dos fogos


                             Recomendação de uso e manuseio do fogos






A história da pirotecnia provavelmente iniciou-se na Ásia, já na Pré-História. Mas, seguramente, podemos afirmar que a pólvora foi fabricada pela primeira vez, por acaso, na China há cerca de 2000 anos. Um alquimista chinês juntou acidentalmente salitre (nitrato de potássio), enxofre, carvão e aqueceu a mistura. Esta mistura secou como um pó negro, floculante, que quando queimado apresentava grande desprendimento de fumaça e chamas. Tal produto recebeu o nome de huo yao ("fogo químico") e posteriormente ficou conhecido como pólvora. A pólvora foi empregada como projéteis explosivos em armas elementares de bambu e de ferro, semelhantes a flechas, desde o ano de 1304. Para fins pacíficos, ela somente começou a ser utilizada nos fins do século XVII em minerações e construção de estradas. O "fogo químico" foi o único explosivo utilizado até o século XIX, quando surgiram a nitroglicerina e a dinamite. Já os chamados fogos de artifício datam de alguns milhares de anos antes de Cristo, isto é, em uma época muito anterior ao conhecimento da pólvora. Eles surgiram quando se descobriu que pedaços de bambus ainda verdes explodiam quando colocados em fogueira. Isso ocorria devido ao fato de que os bambus crescem muito depressa. Com isso, formam-se bolsas de ar e de seiva, que ficam presas dentro da planta, inchando e explodindo quando aquecidas. Os ruídos resultantes assustaram inicialmente os chineses. No entanto, eles passaram a jogar caules verdes de bambus (pao chuck) em fogueiras durante festivais e comemorações com o objetivo de assustar maus espíritos. Mais de 2000 anos depois, foi observado que se bambus ocos fossem recheados com o já conhecido "fogo químico" e lançados ao fogo, o ruído resultante era muito maior. Eram os primeiros fogos de artifício a serem fabricados como conhecemos hoje. 


O conhecimento da pirotecnia era difundido na China e na Índia durante séculos antes de se estender até a Europa por meio dos árabes e gregos. A arte de construção de fogos de artifício foi muito desenvolvida na Arábia no século VII, sobretudo pelo fato de os sais oxidantes de potássio serem bastante utilizados pelos alquimistas do Islã. Posteriormente, acresceu-se à pólvora o uso de magnésio e alumínio. Estes metais permitiam a obtenção de um brilho nunca visto e de um número muito grande de efeitos luminosos. Com o advento da química moderna e descoberta de suas leis, muitos elementos foram estudados, assim como suas reações. Hoje em dia, diversos efeitos visuais foram acrescidos aos fogos de artifício com a mistura de diferentes substâncias, como:

Nitrato + carbonato ou sulfato de estrôncio = vermelho - Nitrato + clorato ou carbonato de bário = verde - Oxalato ou carbonato de sódio = amarelo - Carbonato ou sulfeto de cobre + cloreto mercuroso (calomenano) = azul

Atualmente existem diversos tipos de fogos de artifício, e seus efeitos dependem da composição ou da estrutura da peça.

Entretanto, todos são construídos com fundamento em um mesmo princípio: armazenar o máximo de energia em um mínimo espaço.


O próximo passo da atividade consiste na realização de um levantamento sobre esses elementos químicos, onde serão estudados sua história, seu número atômico, seu número de massa, e realizada a distribuição dos elétrons em suas camadas.

Postado por PROF JOAO FILHO
Fonte: blog do Professor joão Filho

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PESQUISA SOBRE FUNGOS – LEVA ALUNOS À BIBLIOTECA DA ESCOLA

Uma nova proposta de trabalho começa a ser desenvolvida com as turmas dos 7° anos A, B e C do turno matutino da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel.
Direcionada para o conteúdo “Reino dos Fungos”, será desenvolvida pela disciplina de Ciências e orientada pelo professor João Filho. Vendo a importância ecológica dos fungos como seres decompositores da matéria orgânica morta e sua participação na produção de pães e de bebidas alcoólicas, além de terem uma pequena participação na produção de alguns queijos (como o gorgonzola, o camembert e o roquefort) e análise das principais doenças causadas por fungos parasitas em animais, seres humanos e vegetais, torna-se de grande interesse para todos os discentes dessas turmas, tomar conhecimento sobre estes seres vivos.
Após exposição do conteúdo em sala de aula, a primeira atividade sugerida pelo professor João Filho, foi uma pesquisa na biblioteca da escola sobre a classificação dos fungos.
Divididas em três equipes, a turma do 7° Ano C, foi levada até a biblioteca onde passaram a pesquisar em vários livros de ciências informações sobre os fungos classificados como:Zigomicetos, Ascomicetos e Basidiomicetos.

Pertence ao grupo dos Zigomicetos, os fungos que vivem no solo, sobre restos de animais e vegetais. O mais conhecido “Bolor negro”(Rhizapus stolonifer), um bolor de coloração negra que pode se desenvolver em alimentos úmidos Alguns deles são parasitas de vegetais e animais terrestres.
Como decompositores da matéria orgânica, estes fungos exercem um importante papel para o equilíbrio biológico nos diversos ecossistemas da Terra, contribuindo para a reciclagem da matéria na natureza.
Os fungos pertencentes ao grupo dos Ascomicetos, têm grande importância econômica. São usado na fabricação de antibióticos, de alimentos e bebidas.Os fungos do gênero Penicilium, são utilizados na fabricação do antibiótico penicilina, e as leveduras, na fabricação de pães, algumas bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho, e queijos.


Já os fungos do grupo dos Basidiomicetos, encontramos os cogumelos comestíveis, os venenosos e alguns que causam doenças em em vegetais, como a ferrugem. Alguns deles, são também decompositores.
fungo comestível
fungo venenoso
fungo da ferrugem

A biblioteca da escola conta hoje com um grande acervo de livros, tanto didáticos, paradidáticos, de literatura e outros gênêros.
Grande variedade de livros didáticos de Ciencias usados na pesquisa


O próximo passo da atividade será fazer uma pesquisa na internet sobre os fungos e a saúde humana.