quarta-feira, 29 de maio de 2013

1ª COIME É REALIZADA EM CAICÓ

COIME - CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A educação brasileira, ao longo dos séculos vem sendo tratada como ação secundária para a construção da identidade humana e cultural e para o desenvolvimento do País. Desse modo, é preciso discutir a construção de um sistema nacional articulado de educação que contemple as diversas etapas, níveis e modalidades de ensino, com a participação da sociedade na construção, execução e avaliação da educação básica de forma ampla, intensa, permanente e, particularmente, democrática

No Rio Grande do Norte serão realizadas 18 Conferências Intermunicipais de Educação. Para tanto, educadores, pais e comunidade são convocados para a Conferência Intermunicipal de Educação - COIME, que desencadeará discussões sobre necessidades preocupações e propostas para a melhoria da Educação.

Representantes de Jardim de Piranhas

As conferências intermunicipais de educação são eventos realizados com a finalidade de cumprir uma das etapas preparatórias para Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014). 

A mobilização e a coordenação desses eventos nos municípios são conduzidas pelos Fóruns Estaduais de Educação (FEE) e Fóruns Municipais de Educação (FME) ou por comissões 

organizadoras das conferências, nos locais onde não há o FME. 
As propostas desta Conferência subsidiarão a Conferência Estadual e, posteriormente, a Conferência Nacional.

As contribuições e propostas elaboradas nas conferências intermunicipais de educação serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação que devem ocorrer a partir do mês de junho. As deliberações resultantes das 

conferências estaduais serão levadas à Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014) pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados. 

Ontem, 28 de maio, foi realizada a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação - COIME do Polo Caicó que compreende os município de Caicó, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu e Serra Negra do Norte. 


COIMES são conferências intermunicipais de educação preparatórias para a CONAE (Conferência Nacional de Educação) que ocorrerá em fevereiro de 2014 em Brasília. 

A conferência contou com a presença de mais de 200 delegados. 

Das COIMES são escolhidos os delegados que chegarão até Brasília e que tomarão decisões acerca do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de 
Educação. 
O pólo Caicó está sendo coordenado pela Professora Associada da UFRN, Grinaura Medeiros de Morais sob a orientação do Fórum Estadual de Educação e do Fórum Nacional de Educação. 

Pela manhã a programação da conferência contou com a leitura e aprovação do regimento das Coime e a realização de duas conferências temáticas:Qualidade da educação - democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática,participação popular e controle social. 

A palestra temática "Qualidade da educação - democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem" foi ministrada pela professora Doutora da UFRN Márcia, coordenadora estadual da COIME.


Já a palestra temática "Gestão Democrática,participação popular e controle social" foi ministrada pelo professor da UFRN Walter Júnior.



Jardim de Piranhas esteve presente a esta conferência onde enviou representantes de vários segmentos da educação.


Representantes de vários segmentos 
da educação municipal e privada

                       Secretária Mun. de Educ de Jardim de Piranhas 

                               Prof João Filho

A Conferência deu continuidade na parte da tarde na Escola Estadual Ceja, onde foi debatido os eixos temáticos: 
Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
Eixo II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
Eixo III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente
Eixo IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem
Eixo V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social
Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
Eixo VII - Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Foi a partir da discussão sobre cada eixo temático que seus delegados traçaram proposta para a melhoria da educação. Propostas estas que foram analisadas, votadas e aprovadas em plenário para subsidiar a Conferência Estadual e, posteriormente, a Conferência Nacional.
Delegados de Jardim de Piranhas presente nas discussões sobre o eixo 
temático II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos



Após a plenária de aprovação das propostas selecionadas foi realizada a eleição dos delegados e suplentes que irão participar da COEED - Conferância Estadual de Educação. Jardim de Piranhas teve dois delegados escolhidos para representar a classe estudantil, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Amaro Cavalcanti Daianny Fernandes e Aerton do Santos.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

PRESENÇA DE PAIS E MÃES NA 1ª REUNIÃO SUPEROU EXPECTATIVA DE TODOS
A Escola Monsenhor Walfredo Gurgel realizou hoje, dia 23 de maio sua primeira reunião de Pais e Mestres do ano letivo de 2013 do turno vespertino. Foi grande a participação dos pais e mães a essa reunião. A maioria atendeu ao chamado e não só compareceram a reunião, mas participaram ativamente das discussões abordadas durante a reunião. Temas como Bolsa Família, Programa Mais Educação, rendimento escolar e Educação Física foram tratados durante essa reunião.


A diretora Lourdes Queiroz fez a abertura da reunião agradecendo a presença maciça dos pais e mães e apresentou a nova equipe de trabalho da escola Monsenhor: vice-diretora Ozelita Borges(responsável pelo turno noturno), vice-diretor Antonio Carlos(responsável pelo turno vespertino) e  ela, como a nova diretora da escola. Como orientador educacional do turno vespertino, a escola conta com o apoio do pedagogo Albertino. Em seguida leu a pauta de discussões.


Diretora Lourdes Queiroz, pedagogo Albertino e vice-diretora Ozelita Borges

O pedagogo Albertino direcionou seus trabalhos sobre o tema Bolsa Família. Falou da importância do programa para as família assistida pelo mesmo e cobrou de cada mãe que incentivasse o filho a frequentar a escola, uma vez que a frequencia escolar é parte integrante do programa e que os mesmos precisam ter um número de frequencia igual ou superior a 85%. Caso o aluno venha até uma frenquencia inferior a esse percentual, pode as mesmas terem seus benefícios bloqueados ou até mesmo cortados.




Pais e mães atentas - houve explicação do pedagogo Albertino

Com relação a prática esportiva da disciplina de Educação Física, o professor Joselito dos Santos esclareceu alguma dúvida levantadas pelos pais. Falou do horário das aulas e da importância da prática de esporte para a saúde do corpo e da mente dos alunos.
                             Professor Joselito esclarece dúvidas sobre sua disciplina

Já a professora de Matemática, Maria de Fátima, mais conhecida por Lilia representou os demais professores e falou sobre o rendimento escolar dos alunos neste término de 1° bimestre. Mostrou preocupação com a falta de compromisso e aprendizagem dos alunos e pediu para pais e mães darem mais atenção as tarefas de casa, pois são raros os alunos que trazem estas atividades respondidas.

Professor Lilia - pede mais compromisso dos pais para uma melhor aprendizagem de seus filhos



A reunião foi finalizada e em seguida foi servido um lanche para todos.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

ESCOLA MONSENHOR - ANO LETIVO 2013

Diretora Lurdes Queiroz
A Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel de Jardim de Piranhas,realiza a 1ª Reunião de pais e mestres, que será nesta quinta feira,23 de maio. A reunião terá dois horários.
Para os pais dos alunos que estudam pela manhã, a reunião será as 9:20hs e para os pais dos alunos que estudam a tarde, a reunião será as 13:30hs.

A diretoria da escola pede a presença de todos os pais, pois esta reunião é de fundamental importância.

Fonte: Alex Maia

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ESCOLA RECEBE ESTAGIÁRIAS

USO DAS TECNOLOGIAS


A Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel – Ensino Fundamental e Eja está recebendo a partir deste 2° bimestre três alunas estagiárias do 7° período do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio grande do Norte – UFRN, Campus Ceres/Caicó, as alunas Luzia da Conceição, Ana Cláudia e Ilana Marques.  Em fase de realização do Estágio Supervisionado III, a escola foi escolhida por essas alunas estagiárias uma vez que as mesmas residem na cidade.

Uma das estagiárias é ex-aluna da escola e falou do orgulho de está retornando a escola agora como aluna estagiária. Falou também do aprendizado que adquiriu na escola e da importância do mesmo para sua carreira profissional. Enfatizou a receptividade que teve por parte da direção, da equipe pedagógica, dos professores e principalmente da turma onde irá realizar o estágio. Deram enfase ainda a estrutura física e didático pedagógica da escola. 

O Estágio Supervisionado III está sendo realizado nas turma do 8° ano “C” e do 9° ano "C" do turno vespertino, cujo professor titular é Hugo Martins que fará a supervisão do estágio. 

Com relação aos recursos multimídia que a escola disponibiliza, as estagiárias neste momento inicial já fizeram uso da sala de informática, onde usaramos recursos tecnológicos oferecidos por este ambiente de aprendizagem, no caso, o data show. .  O tema apresentado na aula foi sobre “A Regionalização do espaço Geográfico Mundial”. A aula foi apresentada através de slides. 

Veja as fotos: 


Estagiária Ana Cláudia

Estagiária Luzia da Conceição

Estagiária Ilana Marques
Estagiária Ana Cláudia
Turma do 9° Ano C

Edição: Professor João Filho (Resp. Lab. Inf. Tarde)

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

PROFESSORES COMEÇAM A FAZER USO DE TECNOLOGIAS 
                                   


As aulas na Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel – Ensino Fundamental e Eja do turno vespertino começam a ser direcionadas para o uso das novas tecnologias. Dispondo de uma Laboratório de Informática, o aluno da escola já começa a perceber como as tecnologias podem ajudá-los no seu processo de ensino e aprendizagem. 
Alguns professores desse turno já começaram a familiarizar seus alunos no uso e manuseio dessas novas tecnologias e suas ferramentas. O uso do Laboratório para pesquisa na Internet tem sido constante. Alguns aplicativos já começam a serem conhecidos pelos alunos e utilizados pelos professores. Um deles é “Google Tradutor”, uma ferramenta para a tradução de texto que tem sido muito utilizado nas aulas de Inglês pelos professores Fernando Guedes, Graça Jales, Tâmara Magna e Conceição Souza onde seus alunos tem tido a oportunidade de fazer uso desse aplicativo nas atividades de leitura e tradução de textos. 

As professoras de Artes e Cultura, Alice e Tâmara Magna, também tem feito uso da Internet para fins de pesquisa de assuntos relacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula. 

Outra ferramenta bastante utilizada no Laboratório é o Data Show. Utilizado para a apresentação de aula através de vídeos e filmes(em dvd ou canal You Tube) cujo principal objetivo é a contextualização dos conteúdos ora ministrados em sala de aula passa a ser parte dessa nova realidade assumida pelos professores de algumas disciplinas. A exemplo, citamos os professores Erivaldo Alves(Xuxu), Neily Lopes, Ana Santana, Hugo Martins, Daliane Lucena, Graça Jales e Ana Santana Gomes, esta última, professora de Ciências vem intercalando seus conteúdos a três momentos: sala de aula, pesquisa via Internet e aula video com uso do Data Show. Segundo a professora Ana Santana depois de está utilizando estes três recursos, tem percebido um melhor rendimento de aprendizagem em suas turmas. 

Veja o registro do uso do  Data Show numa dessas aulas:






Profª Ana Santana Gomes - Ciências



Profª Neily Lopes - História




Prof. Fernando Guedes - Inglês



Neily - Professo de História

Edição: Professor João Filho(Resp. Lab. Inf. tarde)